terça-feira, 27 de março de 2012

Renato Russo (líder da Legião Urbana), completaria 52 anos hoje


Postado em 27/03/2012 às 10:29







Renato Manfredini Júnior nasceu no Rio de Janeiro em 27 de março de 1960, mais conhecido como Renato Russo, foi um cantor, compositor e músico brasileiro, membro da banda Legião Urbana e do Aborto Elétrico. 

É considerado um dos grandes compositores do rock brasileiro. Sua primeira banda foi o Aborto Elétrico (1978), a qual perdurou durante quatro anos, e terminou devido às constantes brigas que haviam entre ele e o baterista Fê Lemos. Renato herdou desta banda uma forte influência punk que influenciou toda a sua carreira. Nessa mesma época, aos 18 anos assumiu para a sua mãe que era bissexual; em 1988 assumiu publicamente. 

Alguns anos mais tarde, em 1982, integrou a banda Legião Urbana. Nesta nova banda desenvolveu um estilo mais próximo ao pop e ao rock do que ao punk. Russo permaneceu na Legião Urbana até sua morte, em 11 de outubro de 1996. 

Gravou ainda três discos solo e cantou ao lado de Herbert Vianna, Cássia Eller, Paulo Ricardo, Erasmo Carlos, Leila Pinheiro e 14 Bis.





Legião Urbana, apesar de não existir há bastante tempo, é uma das poucas bandas que ainda vendem muitos discos e também fazem muito sucesso, inclusive entre os jovens que nasceram após a morte do Renato Russo.


Anderson Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em breve seu comentário será adicionado. Obrigado!