sexta-feira, 30 de março de 2012

Pernambuco de todas as Paixões tem espetáculo no final de semana

Postado em 30/03/2012 às 22:45


O ciclo Pernambuco de Todas as Paixões já está em pleno desenvolvimento. Mesmo faltando alguns dias para a Semana Santa, o Drama da Paixão toma conta de várias cidades do estado, contempladas no IV Edital Pernambuco de Todas as Paixões – 2012, promovido pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult-PE), através da Fundarpe.
Neste sábado, dia 31, e domingo, dia 1º, o espetáculo Morte e Vida Nazareno será apresentado às 19h30, na quadra de esportes do Mangueirão, no bairro de Paratibe, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife. 
Segundo o produtor Augusto Morais, o espetáculo, apesar de baseado na técnica do clown (palhaço), explora também a dramaticidade. “Não é só religioso e teatral. É um momento diferenciado, celebrando a comunidade humana”, diz Morais. 
Em cena, 15 atores, sob direção de Triell Andrade, utilizam ainda técnicas circenses e de teatro de rua, o que facilita a interação com o público e resgata elementos da cultura popular. Este ano, o texto foi readaptado. Um exemplo é a cena da Via-crúcis que será realizada no “Rio Capibaribe”, fazendo com que o Cristo pareça o retirante de “Morte e Vida Severina”, poema de João Cabral de Melo Neto, o que reforça ainda mais a referência ao nome do espetáculo.
Pesqueira, a 215 quilômetros do Recife, também participa do ciclo Pernambuco de Todas as Paixões. Neste domingo, dia 1º de abril, e nos dias 4 e 6, às 20h, o pátio do Convento dos Franciscanos, no bairro do Prado, será palco para a Paixão de Cristo Amigos de São Francisco. O espetáculo, que é um dos mais tradicionais da região, vem sendo montado desde 1983.
Ao longo da próxima semana, as cidades de Caruaru, Gravatá, Garanhuns, Orobó, Bom Jardim, Tracunhaém, Vitória de Santo Antão,Verdejante, Serra Talhada, Santa Maria da Boa Vista, Camaragibe, Ipojuca, São Lourenço da Mata, Recife, Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes também encenam o Drama da Paixão, cujas montagens foram beneficiadas com incentivos do IV Edital Pernambuco de Todas as Paixões – 2012.

Fundarpe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em breve seu comentário será adicionado. Obrigado!