Postado em 09/05/2012 às 12:17
Uma alternativa criada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) tem trazido alívio para alguns criadores e agricultores que sofrem com a seca em Petrolina, no Sertão do estado. Como alternativa emergencial para lidar com a falta de chuva, foram instalados pontos de captação no Rio São Francisco. A água chega aos canais de irrigação e consegue abastecer açudes e riachos. Mais de dez mil pessoas são beneficiadas.
Na região do Sertão pernambucano, existem lugares que não veem chuva há quase dez meses. O sofrimento do gado se repete todo dia, e açudes e barragens estão rachados. A alternativa encontrada pela Codevasf utiliza mangueiras, que retiram água do Rio São Francisco por meio da gravidade. São sete pontos de captação, distribuídos em 50 km do canal. Riachos e açudes são abastecidos e já estão com outra cara.
"Como nós estamos com disponibilidade de água ainda muito boa, que não está sendo utilizada, nós estamos liberando essa água com baixo custo nesses riachos, nesses reservatórios, para abastecer essas comunidades, que são mais de 20”, falou Luiz Manoel Santana, superintendente da Codevasf. A vazão da água levada até a população supera mais de 60 mil metros cúbicos.
Agricultores e criadores começam a ser beneficiados. É o caso de João Bosco dos Santos, que já perdeu a plantação de feijão, milho e também parte da criação de caprinos. “Vai ser bom para a gente e para os animais. Porque, sem os animais e sem água, não dá certo não", comentou.
G1 PE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Em breve seu comentário será adicionado. Obrigado!