quinta-feira, 31 de maio de 2012

Mais um veículo de comunicação é lançado em Santa Maria

Postado em 01/06/2012 às 01:35


Foto: Noticias do Vale




Aconteceu na noite desta quinta-feira (31), o lançamento do mais novo veículo de comunicação de Santa Maria da Boa Vista, trata-se do Blog Notícias do Vale, da jornalista Sara Granja. O evento contou com a participação de várias autoridades, políticos, comerciantes, comunidade em geral, Blog Santa Maria em Foco, Rádio Santa Maria FM e Rádio Boa Vista FM. A solenidade do lançamento do Blog foi realizada na Câmara de Vereadores, após o fim da solenidade houve um coquetel para os presentes.

Anderson Guimarães

Mais um homicídio em Santa Maria da Boa Vista


Postado em 01/01/2012 às 01:05


Por volta das 16:00h dessa quinta-feira (31), a Central de Operações foi informada através do Soldado  que fica na permanência do Hospital de Santa Maria, que tinha dado entrada já sem vida no hospital local, o agricultor Manoel da Conceição Santos, 47 anos, que residia na Agrovila 39 do Projeto Fulgêncio. A família da vítima informou a policia que Manoel foi encontrado na estrada que dá acesso ao antigo canteiro de obras na Agrovila 15, e que ele foi alvejado com um tiro no abdômen, e de acordo com informações de populares, a vitima morreu próximo as imediações do posto da Policia Rodoviária Federal de Santa Maria da Boa Vista. A policia fez incursões porém não conseguiu encontrar o acusado. (Infor: 7ª CIPM)

Anderson Guimarães

Santa Maria da Boa Vista ganha unidade do PROCON

Postado em 31/05/2012 às 19:15





Foi inaugurada na tarde desta quarta-feira (30), uma unidade do PROCON em Santa Maria da Boa Vista, as reclamações que antes as pessoas tinham de ir à Petrolina, agora não precisam se deslocar até a Petrolina, com essa unidade em Santa Maria as pessoas poderão exigir os seus direitos e fazer com que sejam respeitados, para isso basta formular denuncias e reclamações junto ao órgão que serve para defender os direitos dos consumidores que muitas vezes são violados.
O Coordenador Geral do PROCON do Estado de Pernambuco, Dr. José Rangel, salientou para todos que estavam presentes a importância do órgão frisando ainda o apoio da prefeitura de Santa Maria. Compareceram ao evento ainda o vice-prefeito Humberto Mendes, o presidente da Câmara de Vereadores Tatá Medrado, o empresário Xisto Graciliano, a representante da Secretaria de Ação Social Ana Graciliano, Adriano Júnior que é conciliador da agencia, Eri Vasconcelos Gerente de interiorização do PROCON e também Paulo Ataíde técnico do SINDEC.
A agência do PROCON funciona na Rua Monsenhor Ângelo Sampaio, nº 165 próximo a Igreja Matriz, e a partir da segunda-feira as pessoas podem procurar para fazer suas reclamações, o PROCON existe em várias outras cidades no estado de Pernambuco. A prefeitura cedeu o prédio e funcionários para a unidade em Santa Maria.

Anderson Guimarães

7ª CIPM prende foragido da justiça em Santa Maria da Boa Vista

Postado em 31/05/2012 às 18:07





Após levantamentos realizado pelo efetivo do Núcleo de inteligência do Sertão (NIS-4), foi realizado uma Operação conjunta com os efetivos da Operação Malhas da Lei da AIS-25 e a GT-Sede de Santa Maria da Boa Vista, que culminou com o cumprimento do Mandado de Prisão em desfavor de Carlito Soares Dos Santos, expedido pela Comarca de Belém do São Francisco-PE, o foragido foi detido e recebeu voz de prisão na Rua Capitão Martins Alves de Barros, bairro Agamenom Magalhães em Santa Maria da Boa Vista, em seguida foi conduzido até a Cadeia Pública local, onde encontra-se à disposição da justiça. (Infor: 7ª CIPM)

Anderson Guimarães

Mais de 15 mil cisternas serão construídas em 87 cidades de PE

Postado em 31/05/2012 às 10:08



Para tentar amenizar os efeitos da seca no interior de Pernambuco, uma ordem de serviço foi assinada na quarta-feira (30), em Pesqueira, para autorizar a construção de mais de 15 mil novas cisternas, que irão beneficiar, principalmente, os pequenos agricultores do Sertão e do Agreste. A previsão é de que as obras custem cerca de R$ 140 milhões.

A assinatura foi o primeiro passo para o projeto, que ocorre em parceria entre o governo e entidades que combatem os efeitos da seca. “A gente acredita que esse é um primeiro passo para tantas outras ações que podemos construir em parceria com o governo, mostrando concretamente que é possível, em uma relação entre estado e sociedade civil organizada, fazer com que essas políticas cheguem ao homem e mulher do campo e contribua diretamente com a qualidade de vida”, contou Neílda Pereira, coordenadora executiva da Articulação no Semi-Árido Pernambucano (Asa-PE).

Ao todo, serão construídas 15,5 mil cisternas, que beneficiarão 87 municípios, sendo 47 no Agreste e 40 no Sertão. Na primeira etapa do projeto, as obras acontecerão nas cidades de: Araripina, Santa Cruz, Exu, Ipubi, Serrita, Afogados da Ingazeira, Iguaracy, Calumbi, Flores, Carnaíba, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Terezinha, Triunfo, Alagoinha, Sertânia, Tabira, Altinho, Cachoeirinha, Poção, Pesqueira, Cupira, Ibirajuba, Lagoa dos Gatos, Panelas, São Bento do Una e Lajedo.

A verba para a construção das cisternas será do Ministério do Desenvolvimento Social e do governo do estado. “O prazo é o mais rápido possível, para que a gente possa, ao longo desse ano, construir todas essas cisternas”, garantiu o governador Eduardo Campos.

O cadastramento das famílias que receberão os serviços será feita pelas instituições que vão administrar as obras. Algumas terão prioridade. “São para famílias que têm como chefe de casa uma mulher, com crianças de 0 a 6 anos, aposentados, deficientes, porque essas famílias são as que mais precisam, no semiárido, ter água para produzir”, contou Aldo Santos, secretário executivo de Agricultura Familiar.
A seca deste ano está sendo considerada a pior dos últimos 40 anos. De acordo com dados da Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), em Pernambuco, existem 108 cidades em situação de emergência, entre elas 92 reconhecidas pelo governo federal. São 56 municípios do Sertão, 50 no Agreste e dois na Zona da Mata. Os agricultores dependem da ajuda de obras emergenciais para diminuir os efeitos da estiagem. “Vai ajudar o semiárido, que tanto sofre sem água. Vai ter meio mundo de coisa boa, se Deus quiser e Nossa Senhora”, disse o agricultor José Bezerra da Silva.
G1 PE

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Presidente do STF não vê risco de crise institucional no episódio entre Gilmar Mendes e Lula

Postado em 31/05/20012 às 01:15



O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres Britto, disse hoje (30) que não vê risco de crise entre os Poderes após declarações do ministro Gilmar Mendes sobre o encontro ocorrido com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Mendes disse que foi pressionado por Lula para adiar o julgamento do mensalão, que deve acontecer nos próximos meses.
Perguntado se o episódio criou mal-estar institucional, o presidente foi categórico: “De jeito nenhum, não vejo por esse prisma por nenhum modo”. O ministro acrescentou que o Judiciário está imune a dissensos  e que os ministros são “experimentados” para enfrentar qualquer tipo de situação.
“Isso não nos tira do eixo, não perdemos o foco, que é nosso dever de julgar todo e qualquer processo, inclusive esse, o chamado mensalão, com objetividade, imparcialidade, serenidade, enfim, atentos todos nós à prova dos autos”, destacou Britto.  
O presidente disse não ter opinião sobre a tese de que há um grupo formado para difamar o ministro Gilmar Mendes ou para prejudicar o julgamento do mensalão. “O ministro Gilmar vê as coisas sob esse prisma, e ele certamente tomará as providências necessárias ou compatíveis com o quadro que ele mesmo traçou”.
Britto ainda negou que tenha tratado do assunto na reunião ocorrida ontem (29) com a presidenta da República, Dilma Rousseff. Segundo o ministro, eles trataram apenas de assuntos da administração pública e da participação do Judiciário na Rio+20, que ocorre em junho no Rio de Janeiro.

Agência Brasil

Presidente da Associação dos Sem-tetos de Santa Maria, através de carta cobra serviços da Celpe e Compesa

Postado em 30/05/2012 às 21:33


Carta do presidente da Associação dos sem-tetos, Luciano Barbosa




Anderson Guimarães


Trabalhadores rurais discutem em Brasília pauta de reivindicações do Grito da Terra

Postado em 30/05/2012 às 10:30



Trabalhadores rurais de várias regiões do país estarão em Brasília hoje (30) para cobrar da presidenta Dilma Rousseff um posicionamento sobre a pauta de reivindicações do Grito da Terra Brasil. De acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), cerca de 8 mil trabalhadores estarão na Esplanada dos Ministérios das 5h às 17h30.
A pauta de reivindicações, intitulada Agenda por um Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, foi entregue à Presidência da República no dia 27 de abril com 138 propostas e, de acordo com a Contag, expressa os principais pleitos de aproximadamente 20 milhões de trabalhadores rurais ligados à confederação, às 27 federações de Trabalhadores na Agricultura e aos mais de 4 mil sindicatos de trabalhadores rurais.
Entre os dias 21 e 29 de maio, representantes da entidade foram recebidos em quase 20 ministérios. Hoje, dia da mobilização nacional, a diretoria da Contag, coordenadores e presidentes das federações devem ser recebidos pela presidenta para tratar da pauta de reivindicações do 18º Grito da Terra Brasil.
Entre os principais itens da pauta estão o desenvolvimento rural com distribuição de renda e o enfrentamento às desigualdades, a garantia e ampliação dos direitos sociais e culturais com qualidade de vida no campo e nas florestas, a participação democrática, a organização sindical e o orçamento público.
Segundo a Contag, a base desta 18ª edição é “a realização de uma ampla e massiva reforma agrária e a valorização e o fortalecimento da agricultura familiar, questionando o descaso do governo ao papel da terra e do território para a valorização dos povos do campo”.

Agência Brasil

'Recordistas da seca', Lagoa Grande e Santa Cruz-PE decretam emergência há 10 anos

Postado em 30/05/2012 às 10:12






Duas cidades pernambucanas encabeçam um ranking indesejável no país: elas foram as que mais decretaram emergência nos últimos 10 anos por estiagem, segundo levantamento do G1 junto aos dados da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec).
Santa Cruz, a cerca de 670 km do Recife, foi a cidade que mais decretou emergência: 16 decretos desde 2003 (14 por estiagem). O mais recente é de março deste ano, durante uma das piores secas que atinge vários estados do Nordeste.
O município vizinho, Lagoa Grande, apresentou 15 decretos: 14 por estiagem e um por excesso de chuva.
A equipe de reportagem do G1 visitou as duas cidades, onde moradores relatam a vida à base de água salgada. Já as autoridades reclamam do abandono.
Santa Cruz
Com pouco mais de 13 mil habitantes, a cidade do sertão do São Francisco não registrou um quarto da média de chuva prevista para os primeiros cinco meses deste ano, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Climas.
A Prefeitura de Santa Cruz considera esta a pior seca dos últimos 47 anos na região. A estiagem prolongada afeta quase 70% da população. Desse total, 67,5% estão na zona rural. A pouca chuva, segundo os técnicos, não foi suficiente para encharcar o solo, encher cisternas e reservatórios naturais. Aguadas e barreiros estão repletos de lama e os poços estão no limite mínimo da capacidade.
Por que tantos decretos?
Para a prefeitura, o reconhecimento dos decretos de emergência pela seca serve como um pedido de socorro aos governos estadual e federal. No entanto, as autoridades municipais afirmam que os recursos repassados não foram suficientes para melhorar a vida nesse pedaço do semiárido.
"Não dá para dizer que o governo estadual não tem ajudado, mas acho que o nosso município deveria ter mais prioridade nos projetos. Até o momento, os recursos não foram suficientes", diz a prefeita Eliane Maria Soares.
Água salgada, preços também
"A gente aprendeu na marra a usar pouca água por causa da seca, mas neste ano está pior e a produção foi pequena", diz o agricultor Odair Gomes, que sobrevive da Barragem Gentil, em meio à zona rural de Santa Cruz. A plantação de tomates chama a atenção no meio da paisagem sem verde, mas, segundo os moradores, a água é salobra e usada somente nas plantações na região.
O pasto está seco e o rebanho, emagrecendo, segundo José Morais, que toca o gado pela estrada de terra em busca de água, todos os dias. "Vai secando ali, a gente corre para buscar água em outro canto. Sempre foi assim. Até os bichinhos chegarem no limite", afirma.
A falta de chuva também matou a plantação de palma que o agricultor José Gomes de Souza tinha. "Usava [a água] para alimentar os animais, agora estou pagando por ração para não perder cabeça de gado", conta.
Com culturas abaladas, o preço das frutas e verduras aumentou 75% no comércio local. Na venda de Maria Valdete Silva, os produtos como tomate, goiaba, jerimum e beterraba agora custam R$ 2,50 o quilo, R$ 1 mais caro do que o preço normal. "As vendas caíram muito", reclama.
G1 PE


terça-feira, 29 de maio de 2012

Câmara de vereadores de Santa Maria realiza mais uma sessão no interior

Postado em 30/05/2012 às 00:45  







A Câmara Municipal de Santa Maria da Boa Vista realizou nesta terça-feira (29), mais uma sessão itinerante, dessa vez no povoado de Curral Novo, que fica distante 16 quilômetros da sede do município.

A sessão contou com a presença de vários moradores do Curral Novo e também de moradores da região próxima aquela localidade, além de lideranças da comunidade, que acolheram a ideia de conhecer um pouco mais o trabalho dos vereadores de Santa Maria e foram ver de perto as suas ideias,
projetos e ações em prol da população. 

Todos os vereadores estavam presentes, com exceção dos vereadores George Duarte e Naldo Nunes, que segundo o vereador Tatá Medrado os mesmos faltaram devido a problemas de saúde.


Na sessão itinerante os vereadores têm a oportunidade para presencialmente ouvir as reivindicações diretas da comunidade. É um propósito fazer toda essa aproximação para que primeiro, a comunidade perceba como funciona a Câmara de vereadores, e também para que a comunidade possa reivindicar as necessidades do seu povoado.
 
Dentre várias indicações, destacamos a do vereador Mendoncinha que propôs a mudança do nome da Escola 13 de Maio para José Ribeiro, que de acordo com o vereador foi um grande líder daquela comunidade, inclusive o prédio onde funciona a escola teve o terreno doado pelo José Ribeiro que faleceu em março do corrente ano, seu “Zé Ribeiro” era vaqueiro e também fazia parte da Associação de Vaqueiros João Barros de Araújo que tem como presidente o vereador Mendoncinha.

Anderson Guimarães
João Batista
J. Nascimento

Onze são detidos em operação de combate ao tráfico no Sertão de PE

Postado em 29/05/2012 às 17:56







Dez pessoas foram presas e um menor, apreendido, na manhã desta terça-feira (29), em uma operação realizada em parceria entre as polícias Civil e Militar em Arcoverde e Ibimirim, no Sertão pernambucano. Denominada de “Galo de Campina”, a operação investigava a quadrilha, que era comandada por um presidiário, há cerca de dois meses. Foram apreendidos dinheiro, carro, moto, armas e celulares.
De acordo com informações da polícia, a operação foi iniciada quando foi descoberto que traficantes de drogas de Campina Grande, na Paraíba, estavam atuando em Arcoverde. "A gente pegou uma menor com drogas aqui na cidade, que disse que a droga era dela, mas não acreditamos. Seguimos investigando e descobrimos que era de um detento. O menor apreendido hoje, inclusive, é filho dele, e uma das mulheres é sua atual companheira", informou o delegado Carlos Velozo, responsável pelas investigações.

Das pessoas detidas nesta terça, sete são mulheres e quatro, homens; nove pessoas foram encontradas em Arcoverde e duas, em Ibimirim. "No último domingo [29], prendemos uma mulher com uma pedra de crack, ainda em tablete, de 900 g. A partir daí, conseguimos localizar todo o resto. Todo mundo era ligado ao presidiário, que já planejava a morte de três pessoas aqui", contou o delegado. A operação Galo de Campina ainda cumpriu os mandados de prisão contra três pessoas já presas, que integravam a quadrilha.
Ao todo, os policiais encontraram com os suspeitos, nesta terça, R$ 4.511,80 em dinheiro, um carro, uma motocicleta, um revólver calibre 38, 21 munições, computadores e dezenas de aparelhos celulares. Todos os homens serão encaminhados ao Presídio Advogado Brito Alves, em Arcoverde; as mulheres, à Colônia Penal Feminina de Buíque, no Agreste. O menor apreendido será levado à Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) de Arcoverde.
G1 PE

Prefeitura prepara programação para comemorar aniversário de 140 anos de Santa Maria da Boa Vista

Postado em 29/05/2012 às 17:30





De 07 a 09 de Junho o Município de Santa Maria da Boa Vista (PE) estará completando 140 anos de emancipação política e a Prefeitura através da Secretaria de Educação e do Departamento de Cultura e Turismo estarão preparando uma grande Programação festiva, que contará com Alvorada, apresentações Culturais e Desfile Cívico pelas as principais Ruas da Cidade. À noite, a Orla da Mansanzeira será o Ponto de encontro de Turistas e Cidadãos Boavistanos, que poderão homenagear a Cidade cantando e dançando ao som de grandes atrações do Norte/Nordeste Brasileiro. Confiram a programação:
Na Quinta-Feira dia 07 de Junho a partir das 08:30h Desfile Cívico pelas as principais Ruas da Cidade e as 23:00h na Orla da Mansanzeira tem Gabriel Diniz, Forró na Farra e Capim com Mel.
Sexta-feira dia 08 é a vez da Banda Bora Bora, trazer muito axé e swing.
E no Sábado dia 09 de Junho a Banda Porto Seguro fará o encerramento da festa em comemoração ao aniversário de 140 anos de Emancipação Politica do Município de Santa Maria da Boa Vista. Toda a programação tem entrada gratuita e é promovida pela Prefeitura, com apoio do Governo do Estado de Pernambuco.
FONTE: Assessoria de Comunicação

7ª CIPM promove palestra para mães em Lagoa Grande

Postado em 29/05/2012 às 17:05








No último sábado (26) a 7ª Companhia Independente de Polícia Militar - 7ª CIPM promoveu uma palestra com o tema "VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER", para mães de alunos da Escola Municipal Hélio Ferreira Maia, localizada no município de Lagoa Grande. A palestra faz parte das ações preventivas da 7ª CIPM e tem por objetivo levar informações às comunidades sobre direitos, obrigações e órgãos de defesa dos interesses individuais e coletivos. Com essas ações educativas, a 7ª CIPM espera que mulheres se "encorajem" a denunciar agressores, diminuindo o sentimento de impunidade, a violência doméstica e outros tipos de agressõescontra as mulheres. (Infor: 7ª CIPM)

Anderson Guimarães



segunda-feira, 28 de maio de 2012

Programa “Fala Santa Maria” estreia com pé direito na Rádio Santa Maria FM

Postado em 28/05/2012 às 00:30


O mais novo programa da Rádio Santa Maria FM, o “Fala Santa Maria”, já começou com todo pique de um programa jornalístico. Várias autoridades de Santa Maria da Boa Vista foram prestigiar e dar as boas vindas ao apresentador Waldir Júnior, a exemplo do prefeito Jetro Gomes e o vice Humberto Mendes, o Padre Xavier, pré-candidatos a prefeito e vereadores, Policia Militar, empresários e comerciantes, amigos e comunidade em geral puderam acompanhar de perto o primeiro dia de programa e conhecer os quadros do mesmo, houve ainda uma boa música ao vivo ao som dos artistas Gêna e Orlando. O programa “Fala Santa Maria” será exibido de segunda a sexta-feira das 11:40 às 13:00h.
Confira algumas fotos:


































Fotos: Santa Maria em Foco/O Boavistano


Em PE, rebelião na Funase termina com menor morto e agente ferido

Postado em 28/05/2012 às 22:07



Foi controlada a rebelião que aconteceu na tarde desta segunda-feira (28), na unidade da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), em Abreu e Lima, no Grande Recife. Um interno morreu e um agente socioeducativo ficou ferido. Cinquenta e dois adolescentes que estavam abrigados no pavilhão de segurança, por terem sofrido algum tipo de ameaça, foram transferidos para o Centro de Reeducação da Polícia Militar (Creed), em Paulista.
De acordo com o major Valter Benjamim, do Batalhão de Choque da Polícia Militar (PM), a rebelião teve momentos críticos: "Todos os menores estavam rebelados, os pavilhões pegando fogo. A ação do Choque foi rápida e conseguimos dominar o ambiente, para poder chamar os Bombeiros. Infelizmente tivemos o óbito de um menor, que foi assassinado pelos próprios companheiros", disse o militar. Uma equipe do Instituto Médico Legal já está no local para recolher o corpo.
Durante a rebelião, três agentes socioeducativos foram mantidos reféns, mas já foram todos liberados. Um deles, com um ferimento na cabeça causado por pauladas, foi encaminhado ao Hospital Miguel Arraes, em Paulista, com traumatismo craniano. O estado dele é considerado grave pelos médicos.
O major Benjamim informou que os adolescentes não reagiram quando o Batalhão de Choque chegou à unidade. "Quando o Choque entrou, nós os deixamos em uma situação de domínio, que eles não puderam reagir", disse. O militar explicou ainda que a infra-estrutura de todos os pavilhões foi afetada e que há muita coisa destruída por causa do fogo; algumas poucas alas ainda poderiam abrigar os internos, segundo ele.
A direção da Funase afirmou que vai abrir uma sindicância para apurar a motivação da rebelião. Atualmente, 263 menores estão abrigados na unidade de Abreu e Lima, que tem capacidade para 96 pessoas. A administração disse também que ainda vai avaliar quantos adolescentes precisarão de transferência e quando isso será realizado.
G1 PE

Belém do São Francisco inaugura 2ª academia das Cidades

Postado em 28/05/2012 às 20:25







          Na última sexta-feira (25), o prefeito de Belém do São Francisco - PE, Gustavo Caribé, inaugurou a 2ª Academia das Cidades do município. A cidade é a única do interior pernambucano a ser contemplado com a concretização de dois destes projetos, apesar de seu baixo índice demográfico , quando  comparado com outros municípios da região, como Petrolina, Serra Talhada e Salgueiro,

A 2ª Academia das Cidades fica localizada no bairro Belo Horizonte, zona oeste da cidade, e contempla a população local não só com um ambiente apropriado para a prática de atividades esportivas, mas também com um local alternativo de lazer e adequação à dinâmica e à convivência sociais.

      
 A população, representada não só pelos residentes do bairro, mas também por pessoas de outras comunidades do município, compareceu em grande número à "praça" para prestigiar e celebrar a conclusão de suas obras. Além dos moradores, figuras representativas dos cenários políticos municipal, regional e estadual também se fizeram presentes no evento, como o vice-prefeito do município, Dr. Henrique Marcula, os vereadores Vandinho Marcula, Acácio e Quinca Valdivino; o deputado Augusto César; o secretário das Cidades Dr. Danilo Cabral; entre outros. 

          O evento teve as apresentações do grupo Capoeira Brasil, projeto social de incentivo à cultura e à educação formado principalmente por jovens e crianças de baixa renda, da Escola Estadual Dr. Alípio Lustosa, que se encarregou de dar sequência às apresentações culturais, e encerrá-las, com as performances de sua banda marcial, Antônio Gomes de Sá Roriz, que, com suas músicas, alterou o clima do evento e de um grupo de alunos do ensino fundamental, que difundiu, através de uma encenação com fantoches, a ideia de bom uso e preservação da Academia. Em seguida, o prefeito e os demais representantes da política local e regional manifestaram seus maiores sentimentos de emoção e alegria ao depararem-se com mais uma obra concluída na cidade de Belém do São Francisco, as quais têm contemplado todos os bairros, sem marginalizações.

          A inauguração foi encerrada com o descerramento da placa inaugural, momento de extrema alegria pelo que representava e de aplausos calorosos oriundos de todos os presentes.

          Faz-se de grande relevância lembrar que a Academia das Cidades do bairro Belo Horizonte leva o nome da Sra. Joana Tereza, belemita notável que, como rezadeira, exerceu importante papel no cenário religioso local.

          Em breve, em ambas as Academias das Cidades do município, funcionará o projeto Academia da Saúde, como contribuinte para a promoção da saúde da população belemita, com um quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas corporais e atividades físicas e de lazer, propiciando modos de vida saudáveis. Atividades de segurança alimentar e nutricional e de educação alimentar, além de práticas artísticas, também serão promovidas pelo projeto.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Vagas nas federais de PE dependem do Enem; inscrições a partir desta 2ª

Postado em 28/05/2012 às 09:35


A partir desta segunda-feira (28), estão abertas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que serve como ingresso nas universidades Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e do Vale do São Francisco (Univasf), além de funcionar como a primeira etapa do vestibular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Em entrevista ao Bom Dia Pernambuco desta segunda, a reitora da UFRPE, Maria José de Sena, tirou algumas dúvidas a respeito do exame.


O Enem é destinado a quem já concluiu ou vai concluir o ensino médio no ano de aplicação da prova. Uma das novidades deste ano é o método de correção da redação. “Vai ter uma maneira de correção diferente. Até o exame anterior, a dispersão era de 300 pontos; hoje, é de 200. A redação será corregida por duas pessoas; se houve a diferença de 200, teremos um terceiro corretor. Isso para reforçar segurança da correção. [...] Se a discrepância permanecer, entra uma banca de avaliadores, comandada por um professor doutor naquela área”, falou a reitora.
As inscrições para o Enem estarão abertas a partir das 10h, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Para preencher o formulário, é preciso ter em mãos o CPF e a carteira de identidade. Após a confirmação da inscrição e a impressão do boleto, o candidato não vai poder fazer modificações no cadastro. “Todo e qualquer candidato que estude ou estudou na rede pública de ensino, não paga taxa; na rede particular, paga R$ 35. No site, é gerado uma Guia de Recolhimento da União, que se paga no Banco do Brasil”, informou Maria José de Sena.

No preenchimento do formulário, os candidatos devem ficar atentos caso precisem de algum atendimento especial, como para deficientes físicos ou presidiários. O local de prova dos candidatos não será escolhido no momento da inscrição; o sistema faz a seleção através do endereço informado. A escolha da universidade que o candidato deseja estudar também só será feita depois, através do Sistema de Seleção Unificada  (Sisu).

O edital do Enem 2012 foi publicado na edição de sexta-feira (25) do "Diário Oficial da União" (veja o arquivo em pdf). O exame será realizado nos dias 3 e 4 de novembro e o resultado individual dos candidatos será divulgado em 28 de dezembro. O Enem tem quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. As provas vão tratar de quatro áreas de conhecimento do ensino médio: ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e redação; e matemática e suas tecnologias.



G1 PE

Quatro jovens são presos suspeitos de tráfico de drogas no Cabo, PE

Postado em 28/05/2012 às 09:28


Quatro homens foram presos, na noite de domingo (27), suspeitos de terem envolvimento com o tráfico de drogas no Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife. De acordo com informações da Polícia Militar (PM), os agentes receberam uma denúncia de que havia um homem vendendo crack nas redondezas do mercado público, no centro da cidade. Ao abordarem o suspeito, de 22 anos, foram encontradas dez pedras do entorpecente.

A PM informou ainda que, ao ser perguntado onde tinha comprado a droga, o homem levou os policiais até uma casa, no bairro de São Francisco. No local, foram encontrados outros três jovens, que tinham entre 20 e 21 anos. Com eles, foram apreendidas mais 121 pedras de crack, uma balança de precisão, além de um revolver calibre 38 e três munições intactas.

Os quatro suspeitos foram levados para a Delegacia do Cabo, onde foram autuados em flagrante por tráfico de drogas. Um dos suspeitos ainda foi autuado por porte ilegal de arma de fogo.



G1 PE

domingo, 27 de maio de 2012

Programa "Fala Santa Maria", na Rádio Santa Maria FM promete disputar espaço por audiência

Postado em 27/05/2012 às 21:56
O radialista Waldir Júnior estreia o seu novo programa jornalístico nesta segunda-feira (28), na Rádio Santa Maria FM, a partir de 11:40 às 13:00h, oferecendo mais uma opção para deixar o ouvinte bem informado de tudo o que acontece no campo ou na cidade.

De acordo com o âncora do programa, tem início uma nova etapa na sua carreira profissional coroada de êxito desde o início dos anos 90 na cidade de Petrolina, onde já passou por empresas como a Rádio Grande Rio AM, Emissora Rural, hoje a Voz do São Francisco AM, e Petrolina FM, com atuação também na vizinha cidade Juazeiro.

A característica principal do comunicador é a forma incisiva como aborda os políticos em busca de soluções para as demandas da população que participa e denuncia o descaso, o abuso do poder político e econômico. E por falar no ouvinte, este poderá participar diariamente através do telefone: (87) 3869-1414.

De parabéns a Rádio Santa Maria FM gerenciada pelo radialista Iranildo Figueiredo, que em boa hora contrata o então apresentador da coirmã Boa Vista FM onde fez escola e também história a frente do programa “Nossa Voz”.

O apresentador Waldir Júnior promete grandes novidades já na estreia, para conferir basta sintonizar na Rádio Santa Maria FM. O programa “Fala Santa Maria” será apresentado de segunda a sexta-feira das 11:40 às 13:00h.


Anderson Guimarães

Termina nesta segunda-feira rodada de reuniões da Contag com ministros

Postado em 27/05/2012 às 14:46



Termina amanhã (28) a série de reuniões da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) com diversos ministros para discutir os itens da pauta de reivindicação do Grito da Terra Brasil deste ano. A expectativa é que na quarta-feira (30), dia da mobilização nacional do movimento, com a presença de dezenas de milhares de trabalhadores rurais em Brasília, o governo dê uma resposta conjunta aos pleitos em debate desde a semana passada.
Segundo o secretário de Políticas Sociais da Contag, José Wilson Gonçalves, nesta segunda-feira a Contag tem uma última reunião com os ministros do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, e da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, encarregados pela presidenta Dilma Rousseff de comandar o processo de negociações.
O Secretário da Contag disse à Agência Brasil que as negociações com os ministros avançaram bem em sua maioria, levando à espera de um posicionamento mais claro da presidenta. Enquanto no Ministério do Desenvolvimento Agrário as principais pendências são a atualização dos índices de produtividade e as metas de assentamentos para o ano, no Ministério do Trabalho e Emprego, o conflito entre as duas partes é maior.
Em sua página na internet, a Contag informou que está insatisfeita com a audiência com o ministro Brizola Neto. “Queremos um posicionamento mais firme do ministério”, disse em nota o secretário de Organização e Formação da Contag, Juraci Souto. Entre os principais pleitos estão políticas de proteção e formação de assalariados rurais, processos de sindicalização, além da maior participação do homem do campo.
José Wilson Gonçalves disse que trabalhadores rurais de todo o país começam a chegar a Brasília na terça-feira. “Se considerarmos que a resposta do governo foi satisfatória, vamos embora na quarta-feira à noite. Se não, podemos prorrogar nossa estada”.

Agência Brasil

Jovem é morto a tiros dentro de uma escola pública na Zona Sul do Recife

Postado em 27/05/2012 às 14:43



Um rapaz de 24 anos foi morto na manhã deste domingo (27) dentro de uma escola no bairro do Ibura, na Zona Sul do Recife. De acordo com a polícia, a vítima estava assistindo um jogo na quadra esportiva da Escola Estadual Professor Jordão Emerenciano, localizada na Avenida Angra dos Reis, UR-2, por volta das 7h30, quando chegou um homem armado com um revólver e disparou três tiros contra o jovem.
O rapaz morreu na hora, atingido pelos disparos no tórax e no braço. A escola possui circuito interno de segurança. A polícia já está com as imagens registradas nas câmeras e identificou o suspeito, mas até agora não o encontrou.
De acordo com a polícia, testemunhas acreditam que o crime tenha sido motivado pelo tráfico de drogas na localidade. O corpo do jovem foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife. O caso será investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
G1 PE

sábado, 26 de maio de 2012

Polícia prende homicida em Santa Maria da Boa Vista

Postado em 27/05/2012 às 00:22



 Na tarde de ontem (26), por volta das 16:00h, a guarnição composta pelo efetivo da Polígono de Caraíbas, comandada pelo Cabo PM LUIZ,  pertencente à 7ª CIPM (Santa Maria da Boa Vista), de acordo com levantamento realizado pelo Grupo de Inteligência desta Corporação (NIS-4), efetuou a prisão do  Sr. Francisco Agostinho Ribeiro, casado, 38 anos, residente na Agrovila 13, Projeto Fulgêncio, município de Santa Maria da Boa Vista, acusado de cometer dois homicídios, sendo um, no Estado da Bahia e o outro, em Santa Cruz, Estado de Pernambuco, conforme Mandado de Prisão expedido pelo Juiz desta Comarca. 
O  acusado foi conduzido para a DPC de Cabrobó – PE para os procedimentos necessários (Infor: 7ª CIPM)

Anderson Guimarães

Realizada em Santa Maria, Assembleia de criação da Federação dos Agricultores Familiares e Empreendedorismo Rural de Pernambuco

Postado em 26/05/2012 às 23:17




Aconteceu na manhã de hoje (26), no Heinitz Club, em Santa Maria, a assembleia de criação da FAFER - Federação dos Agricultores Familiares e Empreendedorismo Rural de Pernambuco. Estiveram presentes representantes de 14 municípios do estado, representantes da Confederação Nacional da Agricultura Familiar de Brasília, Representante da Força Sindical em Pernambuco, além de outras representações. Foram eleitos para presidente da FAFER o Sr. Assis Leite da cidade de Pesqueira e para vice-presdidente o Sr. Valmir Guimarães. Segundo o Vice-presidente, o objetivo da Federação é trabalhar em prol dos Agricultores Familiares para terem um sustento mais digno em suas atividades.


Anderson Guimarães
J. Nascimento