quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012


Tentativa de assalto frustrada na BR 428 em Lagoa Grande

Postado em 29/02/2012 às 23:49

Dois elementos armados e encapuzados deram uma investida na tentativa de assaltar o motorista Samuel Ferreira Nicácio, 52 anos, natural de Maceió AL, no momento em que trafegava pela BR 428 nessa quarta-feira (29) no KM 116 em Lagoa Grande, porém a tentativa foi frustrada por conta do motorista não ter parado o veículo modelo Ducato de cor branca, os bandidos então dispararam contra o veículo atingindo somente o para-brisa dianteiro. A GT PBCE Tanques foi acionada pela vítima, e com a chegada da policia os bandidos que não foram identificados adentraram na caatinga tomando destino ignorado e a vítima foi conduzida para a DPC de Lagoa Grande para registrar uma queixa do ocorrido.(Infor: 7ª CIPM)

Anderson Guimarães

Jogando contra o Central e arbitragem, Salgueiro perde por 2 a 0

Postado em 29/02/2012 às 23:04

O que todos os salgueirenses temiam, começou a acontecer, o Salgueiro perdeu por 2 a 0 na noite desta quarta-feira (29)  para o Central, com uma péssima arbitragem enviada pela Federação Pernambucana de Futebol (FPF). Para amenizar a injustiça sofrida pelo Carcará no jogo ocorrido em Caruaru, válido pela 13ª rodada do Campeonato Pernambucano, o Timbu não fez o dever de casa. O Náutico empatou e o Salgueiro continua líder da competição com 28 pontos.
Na partida desta noite o Salgueiro se mostrou muito superior ao Central, com ataques precisos e consistentes, mas foi vítima de uma arbitragem, no mínimo, suspeita. O primeiro gol do Central foi marcado no primeiro tempo, como resultado de uma falta assinalada para a Patativa do Agreste, que, na verdade foi sofrida por um jogador do Salgueiro.  Na segunda etapa o Central marcou o segundo, em um pênalti inexistente.
A juíza ainda expulsou no segundo tempo o zagueiro do Salgueiro Alemão e deu um cartão amarelo para o goleiro Luciano, que ficou revoltado com a marcação do pênalti. Faltas visíveis não foram apitadas para o Salgueiro, mas, muitas foram marcadas para o Central. Os jogadores do Tricolor do Sertão deixaram o campo revoltados com a árbitra, no entanto, o time segue na liderança do campeonato e tem dois jogos em casa pela frente.

Blog Alvinho Patriota

EUA: mulher é presa por queimar árvore de 3,5 mil anos


Postado em 29/02/2012 às 21:09

Autoridades americanas informaram nesta quarta-feira que detiveram na noite de terça-feira uma jovem de 26 anos que queimou em Longwood, na Flórida, uma árvore que tinha cerca de 3,5 mil anos de idade, um dos exemplares mais antigos do mundo.
A prisão de Sara Barnes ocorreu nesta terça-feira e foi possível graças a informações passadas por moradores locais. A mulher foi identificada posteriormente por duas testemunhas. Ela foi acusada de queimar um bem público.
Além disso, durante as buscas no apartamento de Barnes, policiais encontraram metanfetamina, um cachimbo de vidro e outros instrumentos usados no manuseio de drogas. Em consequência disso, ela e uma outra mulher que se encontrava no local foram indiciadas por posse e venda de drogas.
A árvore, batizada de "The Senator" (O Senador, na tradução do inglês), tinha 36 m de altura e 10 m de diâmetro, embora já tenha atingido, antes de um furacão cortar parte de sua copa nos anos vinte, 50 m.
A Associação Florestal dos Estados Unidos determinou em 1946 que o cipreste tinha cerca de 3,5 mil anos, o que o transformava na árvore mais antiga do país e uma das mais velhas do mundo. O cipreste era um atrativo turístico da Flórida desde o século XIX.
Durante o incêndio, ocorrido na noite de 16 de janeiro, a mulher tirou fotos das chamas com seu telefone celular. A árvore queimou quando Sara acendeu fogo para iluminar o local onde estava para poder consumir drogas. Quando a mulher foi presa, Sara disse que não chamou as autoridades por causa disso. Outra pessoa ainda não identificada estaria com Sara no momento do incidente.
O Departamento de Agricultura da Flórida informou nesta quarta-feira que Sara mostrou a imagem da árvore queimando a vários amigos e afirmou: "não posso acreditar que eu tenha queimado uma árvore mais antiga do que Jesus".
Os investigadores chegaram a sugerir várias teorias para o incêndio, chegando a acreditar que um raio teria caído em cima da árvore durante uma tempestade elétrica que foi registrada na região, o que poderia ter provocado um incêndio interno que não foi detectado.
O tronco da mítica árvore estava oco e não havia indícios de que o fogo tivesse começado em seu interior, ao mesmo tempo que as chamas não atingiram a vegetação em seu entorno.

Terra

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Ex prefeito de Santa Maria da Boa Vista está inelegível até 2024


Postado em 29/02/2012 às 00:42



O ex-prefeito de Santa Maria da Boa Vista, Leandro Duarte (PFL), foi alcançado pela Lei da Ficha Limpa e não poderá disputar mandato eletivo antes de 2020.
Ele foi eleito em 2004 pelo PFL e reeleito em 2008. Ele foi acusado pelos partidos de oposição de abuso de poder mas ganhou a parada na primeiraInstância.
O segundo colocado na eleição, Jetro Nascimento (PSB), recorreu para o Tribunal Regional e Eleitoral e teve o seu recurso acatado.
Inconformado com a decisão do TRE, o prefeito recorreu para o TSE e a ministra Carmem Lúcia, em decisão monocrática, confirmou a decisão da segunda instância, mandando dar posse a Jetro Nascimento e ao seu vice, Humberto Mendes PTB).
Pela Lei da Ficha Limpa, o período de inelegibilidade começa a contar a partir do último dia do final do mandato, que seria em 31 de dezembro de 2012. Com mais oito anos pela frente, Leandro só vai poder disputar uma nova eleição em 2022.
Blog Folha
Mais um é autuado em flagrante por agredir mulher em Santa Maria da Boa Vista


Postado em 28/02/2012 às 00:00



Imagem Ilustrativa
Por volta das 17h00min de hoje(28), a GT Fulgêncio realizava rondas no bairro Agamenon Magalhães, quando foi solicitada pela vítima Jane Gomes dos Santos que relatou ter sido agredida a socos e ponta pés pelo seu ex-companheiro Edvaldo Araújo da Silva, diante do exposto, foi feita a condução de ambos para a DPC de Santa Maria para a adoção das medidas cabíveis, sendo Edvaldo Araújo autuado em flagrante delito.(Infor: 7ª CIPM)





Anderson Guimarães


Quatro elementos armados e encapuzados invadem residência e furtam objetos de comerciantes em Santa Maria da Boa Vista

Postado em 28/02/2012 às 23:27

Por volta das 14h00min de hoje (28), a GT SEDE de Santa Maria foi acionada para verificar uma ocorrência de roubo em uma residência na Rua Cel. Jácome de Carvalho, bairro Agamenon Magalhães, com a chegada da polícia, as vítimas Willames Francisco de Oliveira, 25 anos, comerciante e Priscila Diana de Oliveira, 21 anos  também comerciante relataram a polícia que ao chegarem à residência foram surpreendidos por quatro elementos armados e encapuzados que os renderam e pediam dinheiro os ameaçando de morte, as vítimas disseram que não tinham dinheiro, os meliantes subtraíram do interior da casa um notebook (LG), um aparelho celular (LG) e outro aparelho celular (SAMSUMG), tendo em seguida trancado as vítimas em um quarto e posteriormente fugiram do local tomando destino ignorado. (Infor: 7ª CIPM)

Anderson Guimarães



Escola Professora Judith Gomes de Barros comemora o dia da família na escola

Postado em 28/02/2012 às 21:18

A Escola Professora Judith Gomes de Barros realizará nesta quarta-feira (29), o dia da família na escola, o evento tem como objetivo reunir os familiares de todos os alunos para que possa haver uma interação entre a escola e as famílias.

Programação:
07h00min: Ginástica laboral, dinâmica de grupo e café da manhã;
09h00min: Oficina de torta doce;
10h00min: Oficina de limpeza de pele;
15h00min: Rodada de conversas com Irmã Zilda, tema: Autoestima;
16h00min: Rodada de conversas com a enfermeira Daniela, tema: A saúde da mulher;
17h00min: Oficina de arranjo com a professora Edileusa;
18h00min: Rodada de conversas com a enfermeira Daniela, tema: Alcoolismos e drogas;
19h00min: Apresentações culturais com alunos da escola;
20h00min: Show com o poeta popular Clênio Sândes.

Francisco Martins




Departamento de cultura de Santa Maria da Boa Vista promove cursos

Postado em 28/02/2012 às 20:30

O Departamento de Cultura de Santa Maria, inicia 2012 com atividades voltadas para a cultura como geração humana, cidadania e renda, com o propósito de trabalhar com a juventude e adultos, a inserção na cadeia produtiva do artesanato e da cultura. Para isso, está oferecendo a população boavistana vários cursos, tendo como perspectivas a capacitação e profissionalização dos educandos e educandas para a geração de renda.
Os cursos que serão oferecidos são nas áreas de Artes cênicas (teatro, circo e outras), gastronômica (bolos, tortas, doces e salgados, pizzas), trabalhos artesanais, com a produção de bonecas de pano e fuxicos e em artes de talha em madeira.
Outra modalidade que será oferecida, é o curso de Sanfona, que será ministrado pelo professor Raimundo do Nascimento, seguido do de Zabumba e triângulo para referendar o forró pé de serra.
Os cursos serão oferecidos gratuitamente, e acontecerão nas dependências do Departamento de Cultura (Mercado Público). Os interessados devem se dirigir ao mercado público para fazerem suas inscrições.
O curso de teatro já estão com as inscrições abertas desde ontem (27), e vão até o dia 08 março. O curso será pela manhã e noite e terá a duração de 06 meses. Vale ressaltar, que esse curso capacita crianças, jovens, adultos e a terceira idade a desenvolverem suas habilidades nas áreas cênicas (teatro, teatro de rua e curtas). Essa é uma iniciativa do Departamento de Cultura e Turismo, em parceria com a SCAC - Secretaria de Cultura e Artes do Crato-Ceará,  onde se espera como resultado, uma companhia com espaço de teatro em Santa Maria da Boa Vista. Segundo o arte educador Lucas Matheus, que vai ministrar o curso em parceria com Maria Dias, atriz de teatro de Recife, o teatro para jovens é em primeira instância um mecanismo de expressão e formação pessoal. A manifestação dessa arte deve ser encarada não do ponto de vista dos resultados, mas, sim do processo. Isso por que o teatro para jovens não visa diretamente à formação de atores e atrizes, todavia um caminho para que possam se conhecer melhor e se integrar uns aos outros, desenvolvendo habilidades como: comunicação, expressão corporal, observação, criatividade, memorização, imaginação bem como tirar da orla da vulnerabilidade social etc. que poderá servir de grande auxilio em todas as áreas do conhecimento, profissionais e pessoais das crianças, jovens e adultos. (Departamento de Cultura e Turismo).

Gustavo Silva

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012


Dilma Rousseff chega ao Recife para entrega de 480 apartamentos


Postado em 27/02/2012 às 23:53

A presidente Dilma Rousseff chegou a Pernambuco, na noite desta segunda-feira (27), onde cumprirá agenda pública nesta terça (28). O avião da Força Aérea Brasileira pousou no Aeroporto Internacional do Recife pouco depois do horário previsto, por volta das 19h30. Ainda no terminal aéreo, Dilma Rousseff foi recebida pelo governador Eduardo Campos e pelo prefeito do Recife, João da Costa.
Batedores escoltaram a comitiva da presidente, que inclui os ministros da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho; das Cidades, Aguinaldo Ribeiro; do Planejamento, Mirian Belchior, e da Secretaria de Comuincação, Helena Chagas. Quem também acompanha a presidente é o presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda.
Todos seguiram para a casa do governador, no bairro de Dois Irmãos, onde participam de um jantar. O acesso da imprensa não foi permitido, uma vez que todo o entorno da residência de Eduardo Campos foi isolado.
Agenda
A presidente participa da entrega de 480 moradias que completam o Residencial Via Mangue 2, no bairro do Pina, Zona Sul do Recife. É a última parte dos 992 apartamentos de três residenciais que fazem parte do Programa de Aceleramento do Crescimento (PAC). Devem participar também da cerimônia o governador Eduardo Campos, o prefeito do Recife João da Costa e o presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda. A presidente deve voltar para Brasília ao final da solenidade, por volta de meio-dia.
O projeto Via Mangue conta com obras de habitação, saneamento e urbanização que fazem parte da preparação da cidade para a Copa do Mundo de 2014. No total, o investimento é de R$ 555,8 milhões, incluindo a construção das faixas de rolamento que terão 4,75 quilômetros de extensão no sentido Centro - Boa Viagem e 4,37 quilômetros no sentido contrário. "São aproximadamente R$ 47 milhões para habitação, R$ 70 milhões para saneamento e mais R$ 430 milhões para o complexo viário", detalha João da Costa.
Cada apartamento do Residencial Via Mangue, que é formado por três conjuntos habitacionais, tem um custo médio de R$ 48,8 mil, com 40 metros quadrados divididos em dois quartos, sala, banheiro, cozinha e área de serviço. "Com essa entrega, estamos tirando todas as famílias cadastradas em 2007 que estavam no caminho da via. Estamos tirando essas famílias das palafitas, de condições precárias para uma vida mais digna", afirma o prefeito.
Em maio de 2010, foi entregue o Residencial Via Mangue 3, que recebeu famílias das comunidades Xuxa e Deus Nos Acuda, enquanto em outubro de 2011 foi entregue a primeira etapa do Residencial Via Mangue 1, correspondendo a 160 das 320 unidades existentes. O evento desta terça inclui a entrega da segunda etapa do Via Mangue 1 e todo o Via Mangue 2. “A presença da presidente Dilma mostra a importância da nossa parceria com o Governo Federal”, acredita João da Costa.
Além dos apartamentos, o conjunto conta também com centro comunitário, boxes comerciais, guarita, campo de futebol, estacionamento, além de ruas e calçadas internas. “Estamos levando infraestrutura para as comunidades do Jardim Beira Rio, Bode e Encanta Moça. São treze contratos que temos assinados com a Prefeitura apenas para essa região”, explica Alessandra D'Ávila Vieira, gerente de projetos do Ministério das Cidades.
Microcrédito
Além da entrega dos apartamentos, está prevista a assinatura de um convênio entre a Prefeitura do Recife e a Caixa Econômica para a instalação de um Ponto de Atendimento do Microcrédito (PAM), visando auxiliar no desenvolvimento econômico dos moradores dos residenciais.
O PAM vai contar com linhas de financiamento individuais de microcrédito que vão de R$ 300 a R$ 15 mil, com prazo de 24 meses e juros de 0,64% ao mês. “Nós vamos ampliar o Banco do Povo da Prefeitura para ajudar os microempreendedores. Além de viabilizar a moradia, nós vamos estar apoiando para que as pessoas desenvolvam seus negócios e gerem renda”, diz Paulo Nery, superintendente regional da Caixa Econômica Federal.
O prefeito do Recife lembra que essa iniciativa visa também a formalização dos pequenos empreendedores. “Você possibilitar o acesso à moradia já é uma política social muito importante, mas precisamos lembrar que ele vai ter que pagar energia, água, viver em condomínio. É preciso também pensar a inserção dessa população em outro nível econômico com essa moradia”, pondera João da Costa.
G1 PE

Piso nacional do magistério de 2012 é definido em R$ 1.451


Postado em 27/02/2012 às 23:16

O Ministério da Educação (MEC) definiu em R$ 1.451 o valor do piso nacional do magistério para 2012, um aumento de 22,22% em relação a 2011. Conforme determina a lei que criou o piso, o reajuste foi calculado com base no crescimento do valor mínimo por aluno do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) no mesmo período.
A Lei do Piso determina que nenhum professor pode receber menos do que o valor determinado por uma jornada de 40 horas semanais. Questionada na Justiça por governadores, a legislação foi confirmada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no ano passado.
Entes federados argumentam que não têm recursos para pagar o valor estipulado pela lei. O dispositivo prevê que a União complemente o pagamento nesses casos, mas, desde 2008, nenhum estado ou município recebeu os recursos porque, segundo o MEC, não conseguiu comprovar a falta de verbas para esse fim.
Em 2011, o piso foi R$1.187 e em 2010, R$ 1.024. Em 2009, primeiro ano da vigência da lei, o piso era R$ 950. Alguns governos estaduais e municipais criticam o critério de reajuste e defendem que o valor deveria ser corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), como ocorre com outras carreiras.
Na Câmara dos Deputados, tramita um projeto de lei que pretende alterar o parâmetro de correção do piso para a variação da inflação. A proposta não prosperou no Senado, mas na Câmara recebeu parecer positivo da Comissão de Finanças e Tributação. A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) prepara uma paralisação nacional dos professores para os dias 14,15 e 16 de março com o objetivo de cobrar o cumprimento da Lei do Piso.

Agência Brasil
Aniversariante do dia: Dauclécia França, gerente da Rádio Boa Vista FM


Postado em 27/02/2012 às 11:43




Hoje é um dia especial para a Gerente da Rádio Boa Vista FM, e também da Grande Rio FM Cabrobó Dauclécia França, está completando idade nova, ela que conduz os trabalhos na Boa Vista FM há vários anos. O Blog Santa Maria em Foco deseja toda felicidade a ela, e que saiba sempre conduzir com brilhantismo os trabalhos na Boa Vista FM. Parabéns Dauclécia, tudo de bom!

Anderson Guimarães
Aulas de informática do Telecentro comunitário retornam hoje em Santa Maria


Postado em 27/02/2012 às 11:18
A partir de hoje, as aulas de Informática do Telecentro Comunitário do Bairro Mandacarú serão retomadas, todos os turnos: manhã, tarde e noite. O curso tem duração de 03 meses sobre a coordenação de Joel Medrado, concluído esse curso que está em andamento e logo serão abertas as inscrições para novos alunos.

Anderson Guimarães

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Pedreiros que estão construindo as casas dos Sem Tetos em Santa Maria estão sem receber os pagamentos, alguns ameaçam retirar as portas e janelas, e outro ameaça se apossar de uma casa até que recebam os pagamentos


Postado em 26/02/2012 às 23:30



Pedreiros








Pelo andar da carruagem as casas dos Sem Tetos que estavam previstas para serem concluídas em março, provavelmente não serão mais, os pedreiros estão todos insatisfeitos pelo atraso nos pagamentos e sem nenhuma justificativa por parte do construtor conhecido por Ademar Gato, e de acordo com os pedreiros as obras estão paradas há mais de 15 dias por falta de materiais, várias casas restam apenas alguns detalhes para serem concluídas. O problema maior é que todos os pedreiros estão sem receber os pagamentos desde o dia 10 de janeiro, e o responsável pelos pagamentos, o Ademar Gato, não aparece e não dá nenhuma previsão de quando os trabalhadores irão receber seus pagamentos. São cerca de 25 pedreiros pais de famílias que precisam garantir o sustento dos seus filhos, todos lamentam o atraso nos pagamentos e uns garantem que irão retirar as portas e as janelas a partir da próxima semana se não houver nenhuma explicação por parte do responsável Ademar Gato, outro garante que irá se apossar de uma residência até que seu pagamento seja liberado. O presidente da Associação dos Sem Tetos, Luciano Barbosa, contou que por várias vezes tentou contato com o Ademar Gato por telefone, porém ele não atende, e a última previsão que Ademar deu para vir até Santa Maria foi na quarta-feira passada, mas não cumpriu, e ainda de acordo com Luciano Barbosa, de lá para cá já tentou várias vezes falar com Ademar por telefone, porém não atende.

Anderson Guimarães

Câncer de mama é tema de debate internacional no Recife em março


Postado em 26/02/2012 às 19:18

O Recife receberá um debate sobre aspectos relevantes à prevenção, diagnóstico e os recentes avanços no tratamento do câncer de mama. O Recife Breast Cancer Symposium acontece no próximo dia 10 de março, no bairro do Pina, na Zona Sul da capital pernambucana. O evento é promovido pelo Instituto de Diagnóstico e Tratamento Oncológico - Real Onco, sob a coordenação dos médicos oncologistas Rubens Barros Costa e Ricardo Barros Costa.

Será discutida a prevenção da doença por meio do uso de medicamentos em mulheres de alto risco. Haverá abordagem dos novos estudos na área, revisão da literatura que dá suporte ao uso de medicações e a análise dos projetos de pesquisa ainda não concluídos.

Já estão confirmados pesquisadores sediados em Pittsburgh, como Norman Wolmark, Charles Geyer, Lawrence Wickerham e Thomas Julian, doutores renomados. Eles são membros do National Surgical Adjuvant Breast and Bowel Project (NSABP), um grupo de pesquisa que realiza experimentos clínicos.

Durante o evento, os oncologistas americanos vão expor seus projetos de pesquisa e discutir sobre diversos temas ligados ao câncer de mama. A programação é dividida em nove painéis, onde serão apresentados temas como o manejo de pacientes com alto risco de câncer de mama (BRCA1 e BRCA2 positivo); o estadiamento axilar em câncer de mama (Lifonodo Sentinela - evidência atual) e a atualização do Carcinoma Ductal in Situ, que se caracteriza como uma manifestação inicial do câncer de mama.
As inscrições podem ser feitas pelo site. A programação do evento e outras informações podem ser obtidas pelo 81 3423-1300
Serviço:
Recife Breast Cancer Symposium
Data: 10 de março
Local: Centro de Convenções JCPM, Pina, Recife
Taxa de inscrição: R$ 300




G1 PE

sábado, 25 de fevereiro de 2012


Indígenas ocupam fazendas na Bahia para pressionar STF a votar demarcações


Postado em 25/02/2012 às 20:00

Cerca de 500 índios da etnia Pataxó Hã-Hã-Hãe ocuparam 46 fazendas próximas ao município de Itaju de Colônia, no sul da Bahia. O objetivo é pressionar o Supremo Tribunal Federal (STF) a julgar a demarcação da Terra Indígena (TI) de Caramuru-Paraguaçu, área que abrange todas as fazendas.
Segundo a Polícia Federal (PF), os conflitos começaram no dia 15, na quarta-feira anterior ao carnaval. “No começo, foram invadidas sete fazendas e, no momento, esse número aumentou para 46”, disse à Agência Brasil o delegado da PF Fábio Marques. De acordo com os índios, todas as fazendas estão dentro das áreas previstas para a demarcação da TI, acrescentou o delegado.
A Fundação Nacional do Índio (Funai) diz que a área em questão foi demarcada em 1937 pela  Diretoria de Serviço Geográfico do Exército e que, desse modo, os invasores seriam os fazendeiros. A Funai informou ainda que, em 1982, entrou com ação de nulidade de títulos das fazendas, mas ressaltou que, até o momento, nada foi julgado pelo Supremo.
Em meio à confusão instalada na região, um índio passou mal e morreu, supostamente em decorrência de ataque cardíaco. “Antes do carnaval, o funcionário de uma das fazendas foi baleado e está internado. Posteriormente, um índio passou mal, provavelmente do coração. Os índios alegam que não puderam levá-lo para atendimento médico porque foram cercados pelos fazendeiros, que, por sua vez, negam o ocorrido”, disse Marques.
O índio acabou morrendo no local. De acordo com o delegado, o corpo foi retirado por uma funerária e encaminhado a Itabuna, onde serão feitos exames de corpo de delito.
Em nota, o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) informa que o índio morto é José Muniz de Andrade, de 40 anos, um dos líderes do grupo. Ele estava em área "recentemente retomada" na região das Alegrias, quando começou a sentir dores no peito e no estômago, diz a nota. “Um carro foi enviado para prestar socorro, mas impedido de acessar a área retomada para prestar socorro”, acrescenta o Cimi.
"Tudo indica que tenha sido enfarte a causa da morte. No entanto, está claro que os jagunços impediram a passagem para o atendimento médico", afirma o chefe da Coordenação Técnica da Funai no município de Pau Brasil, Wilson Jesus, na nota do Cimi.
O conselho denuncia a presença de jagunços contratados pelos fazendeiros na região, mas a PF não confirma. “Fizemos diligências e não confirmamos nem índios, nem pistoleiros armados na região. As duas partes têm nos informado sobre a ocorrência de conflitos mas [além desses dois casos, envolvendo o funcionário baleado e o líder indígena supostamente enfartado] nada foi confirmado. Provavelmente não passam de boatos”, disse o delegado.
Segundo ele, ontem (24) ocorreram boatos de que os índios estariam se preparando para invadir a cidade de Colônia e saquear o comércio, a fim de adquirir mantimentos. “Isso já foi desmentido nas conversas que tivemos com as lideranças e com representantes da Funai.”
Apesar de evitar o envio de policiais militares a terras indígenas, o governo da Bahia acabou acionando efetivos da Polícia Militar para garantir a segurança na cidade. A chefe da Delegacia da Polícia Federal de Ilhéus, Denise Dias de Oliveira Cavalcanti, vai pedir reforços à Superintendência da PF em Salvador. A unidade de Ilhéus conta apenas com dez policiais federais.
“Não é a primeira vez que os índios fazem manifestações desse tipo na véspera do carnaval. Em 2009, houve, no mesmo período, uma ação parecida. Mas, com a chegada dos reforços, a situação se acalmou. Agora vamos aguardar a decisão judicial de reintegração de posse. Eventuais crimes cometidos durante a invasão serão investigados”, disse o delegado Marques.

Agência Brasil

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012


Homem aciona polícia para conter confusão e acaba sendo lavrado por espancar a companheira em Santa Maria da Boa Vista

Postado em 25/02/2012 às 00:55

A GT Sede de Santa Maria da Boa Vista foi acionada nesta sexta-feira (24) pelo Edinaldo Rodrigues do Nascimento, 35 anos, residente na Rua 13 no Bairro José Lustosa que relatou a policia que estava tendo uma briga entre duas mulheres na sua residência, com a chegada da policia ao local foi constatada a confusão entre Juscilene Silva dos Santos, companheira de Edinaldo e outra mulher que dizia ser amante de Edinaldo, porém o inusitado foi que testemunhas disseram a policia que Edinaldo teria espancado a sua companheira Jucilene com um pedaço de madeira, foi realizado o exame de corpo de delito na vítima e sendo constatado o espancamento. Edinaldo e a vítima foram apresentados na DPC de Santa Maria, sendo Edinaldo autuado na Lei Maria da Penha. (Infor: 7ª CIPM).

Anderson Guimarães


Santa Maria da Boa Vista presta a última homenagem e se dispede do Cabo Dos Anjos

 Postado em 24/02/2012 às 23:43




    Foi sepultado hoje em Santa Maria o corpo do Cabo Dos Anjos que foi vítima de um acidente ocorrido na manhã desta quinta-feira (23) por conta do pneu da viatura ter estourado. No velório pouco antes do cortejo, os amigos e irmãos da Igreja Pentecostal União Cristã no Brasil louvaram deixando todos emocionados. Dos Anjos era membro da Igreja Pentecostal União Cristã no Brasil, um amigo dele que é policial militar e também membro da Igreja falou que momentos antes do acidente o Cabo Dos Anjos fez uma oração na 7ªCIPM e deixou todos balançados.
 O corpo foi levado para a 7ª CIPM onde foram prestadas as últimas homenagens por parte dos policiais e amigos do Cabo Dos Anjos, o ex-comandante da 7ª CIPM Major Teles esteve presente para se despedir do amigo, vários policiais não conseguiram segurar as lágrimas, foi um momento de muita comoção entre os presentes. Na entrada do cemitério foi feita uma homenagem com Salva de Tiros pela equipe do GATI e em seguida a bandeira do Estado de Pernambuco foi entregue nas mãos da esposa do Cabo Dos Anjos.

Anderson Guimarães



Adilson Bezerra é o novo Presidente da Liga Boavistana de Futebol (LBF)

Postado em 24/02/2012 às 19:23

Adilson Bezerra foi eleito na manhã de hoje (24) presidente da Liga Boavistana de Futebol (LBF), com o placar de 5X3 ele conseguiu vencer dessa vez. A nova diretoria da LBF é composta pelos seguintes membros:

Presidente- Adilson Bezerra
Vice-presidente- Jorgeval Miranda
Tesoureiro- Sebastião Carirí
Secretário- Diego Marcellus Alencar
Diretor de Futebol- Inácio César Rodrigues
Diretor de Oficiais- Marcos Antonio (Careca)
Diretor de Patrimônio- Ednaldo Ramos
Diretor de Segurança – Jorge Crhisostomo
Diretor Médico- Dr. Hernanes

Diretoria da Comissão fiscal da LBF 2012
José  Carlos de Meneses
Rivanildo Adones
Jovito de Araújo
Lindemar de Freitas
José Filho
Gabriel Medrado

Anderson Guimarães


Corpo de PM será enterrado hoje em Santa Maria da Boa Vista

Postado em 24/02/2012 às 14:06

O corpo do Cabo Moacir dos Anjos chegou a Santa Maria 01:00h da madrugada desta sexta-feira (24). O corpo está sendo velado na casa da sogra do PM, na Rua Prefeito Manoel F. de Freitas, no Bairro Agamenon Magalhães. Na noite da quinta-feira (23) muitos já aguardavam a chegada do corpo do Cabo com bastante comoção. A esposa de Dos Anjos, com era mais conhecido o policial militar, acompanhou todo o processo junto com os filhos em Petrolina. Bastante emocionada, Valdenice (Icinha) relembrava os últimos momentos do seu marido ao seu lado, relatando a alegria dele, e dizendo ainda que parecia que ele já estava se despedindo.
Dos Anjos foi uma das vítimas do acidente ocorrido na manhã desta quinta-feira (23) no Perímetro Irrigado Fulgêncio. O corpo sairá da Rua Prefeito Manoel F. de Freitas no Bairro Agamenon Magalhães as 16:00 horas, e será sepultado no cemitério central da cidade.


Anderson Guimarães

Viatura da 7ª CIPM de Santa Maria colide com caminhão no município de Salgueiro


 Postado em 24/02/2012 às 12:05






Apenas um dia depois da tragédia que matou dois policiais militares em Santa Maria da Boa Vista, mais uma viatura da 7ª CIPM se envolveu em acidente automobilístico na região. Na manhã desta sexta-feira (24) um veículo da Polícia Militar de placa NXW-4402, inscrição de Olinda-PE, colidiu com um caminhão L 1620, de cor azul e placa JQN-2600, com inscrição de Itaporanga-SP, no km 45,5 da BR-116, no município de Salgueiro.
O forte impacto da batida deixou a frente da viatura policial totalmente destruída. Outro caminhão que vinha logo atrás do que foi atingido pelo carro da Polícia Militar, tentou desviar e acabou se chocando contra uma árvore.
Os dois caminhoneiros saíram ilesos do acidente. Já o policial militar que vinha na viatura, conhecido na corporação como Soldado Siqueira, foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros para o Hospital Regional de Salgueiro com um corte na cabeça, fratura na clavícula e um corte no pé. Ele está em observação sem risco de morte. O policial é lotado na unidade de Santa Maria da Boa Vista, mas mora em Salgueiro.
Este é terceiro acidente envolvendo viaturas da 7ª CIPM entre 2011 e 2012. No ano passado um policial do serviço reservado da unidade morreu em acidente também na BR-116, em um trecho bem próximo do acidente que ocorreu hoje.

Por Chico Gomes/ Blog Alvinho Patriota