quarta-feira, 9 de maio de 2012

Em PE, polícia fecha depósito com dez toneladas de produtos vencidos

Postado em 10/05/2012 às 00:15



Policiais da Delegacia de Defesa do Consumidor fecharam um depósito onde eram adulteradas as datas de validade de vários tipos de produtos, na Rua Irajá, no bairro de Coqueiral, na zona oeste do Recife, na manhã desta quarta-feira (9). O depósito funcionava em três casas conjugadas e, segundo a polícia, foram encontradas dez toneladas de produtos estragados ou vencidos, entre eles pó para mingau, leite, itens relacionados a bebês e cosméticos.
A polícia já vinha investigando o depósito e três suspeitos de compor a quadrilha responsável pelo local há mais de dois anos. "Pedimos o mandado de busca e apreensão em 2010, mas por conta dos trâmites, a Promotoria só liberou no dia 30 de abril. Como não era ponto comercial, mas residência, não era passível de fiscalização, então foi mais demorado. Desde o dia 30 estamos organizando a ação e hoje a executamos", detalhou o comissário Eduardo Jardim.

De acordo com o delegado, Roberto Wanderley, a ideia era fazer um flagrante. "Quando chegamos lá, o depósito estava fechado com cadeado e toda a mercadoria dentro". Segundo informações apuradas com os vizinhos, a pessoa que gerenciava o local havia sido presa. "Estamos fazendo uma pesquisa no sistema da polícia para saber se o suspeito realmente foi preso ou apenas se evadiu", disse o delegado.
As investigações indicam que uma parte dos produtos encontrados no local vinha de cargas roubadas e a outra parte era comprada de supermercados. "Muitos estabelecimentos usam desse artifício, de vender os produtos com data de validade vencida. Então a quadrilha comprava e 'limpava' o produto, retirando a validade com solvente e colocando uma nova", afirmou o comissário Jardim. Os produtos com a validade adulterada eram então vendidos para comerciantes das áreas dos mercados de São José, no centro do Recife, e de Cavaleiro, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana.
G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em breve seu comentário será adicionado. Obrigado!