terça-feira, 28 de fevereiro de 2012


Departamento de cultura de Santa Maria da Boa Vista promove cursos

Postado em 28/02/2012 às 20:30

O Departamento de Cultura de Santa Maria, inicia 2012 com atividades voltadas para a cultura como geração humana, cidadania e renda, com o propósito de trabalhar com a juventude e adultos, a inserção na cadeia produtiva do artesanato e da cultura. Para isso, está oferecendo a população boavistana vários cursos, tendo como perspectivas a capacitação e profissionalização dos educandos e educandas para a geração de renda.
Os cursos que serão oferecidos são nas áreas de Artes cênicas (teatro, circo e outras), gastronômica (bolos, tortas, doces e salgados, pizzas), trabalhos artesanais, com a produção de bonecas de pano e fuxicos e em artes de talha em madeira.
Outra modalidade que será oferecida, é o curso de Sanfona, que será ministrado pelo professor Raimundo do Nascimento, seguido do de Zabumba e triângulo para referendar o forró pé de serra.
Os cursos serão oferecidos gratuitamente, e acontecerão nas dependências do Departamento de Cultura (Mercado Público). Os interessados devem se dirigir ao mercado público para fazerem suas inscrições.
O curso de teatro já estão com as inscrições abertas desde ontem (27), e vão até o dia 08 março. O curso será pela manhã e noite e terá a duração de 06 meses. Vale ressaltar, que esse curso capacita crianças, jovens, adultos e a terceira idade a desenvolverem suas habilidades nas áreas cênicas (teatro, teatro de rua e curtas). Essa é uma iniciativa do Departamento de Cultura e Turismo, em parceria com a SCAC - Secretaria de Cultura e Artes do Crato-Ceará,  onde se espera como resultado, uma companhia com espaço de teatro em Santa Maria da Boa Vista. Segundo o arte educador Lucas Matheus, que vai ministrar o curso em parceria com Maria Dias, atriz de teatro de Recife, o teatro para jovens é em primeira instância um mecanismo de expressão e formação pessoal. A manifestação dessa arte deve ser encarada não do ponto de vista dos resultados, mas, sim do processo. Isso por que o teatro para jovens não visa diretamente à formação de atores e atrizes, todavia um caminho para que possam se conhecer melhor e se integrar uns aos outros, desenvolvendo habilidades como: comunicação, expressão corporal, observação, criatividade, memorização, imaginação bem como tirar da orla da vulnerabilidade social etc. que poderá servir de grande auxilio em todas as áreas do conhecimento, profissionais e pessoais das crianças, jovens e adultos. (Departamento de Cultura e Turismo).

Gustavo Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em breve seu comentário será adicionado. Obrigado!