quinta-feira, 5 de janeiro de 2012


Festejos da Folia de Reis acontecem hoje em Santa Maria da Boa Vista


Será realizado hoje (6), o Reisado de Maria Jacinta que celebra a Festa de Reis, com apresentação a partir das 20:00 horas no pátio da Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Na oportunidade serão expostas fotografias feitas por jovens que participam do projeto Ponto de Cultura Nação Coripós, com o titulo; “Meu Reino Vale um Tesouro pra Quem Sabe Admirar...”

O Grupo de Reisado de Maria Jacinta nasceu como um brinquedo popular, no terreiro da casa de seu Pedro Belo, a mais de cinquenta anos. Juntando cantigas e “partes” que “assuntava” de outros reisados vistos desde sua infância, Dona Maria Jacinta, na década de 60, montou com suas filhas, um cortejo. Saiam da igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição, e de porta em porta acordavam as famílias desfiando as cantigas de saudação, “Me abra essa porta por nossa senhora”.
Hoje o grupo é composto por trinta pessoas. Donas de casa, agricultores, aposentados, estudantes, se transfiguram em personagens deste espetáculo. Três gerações se encontram neste espaço, Avó mãe e neta, dos treze aos oitenta e seis anos, também os amigos e mais chegados. Constroem seu figurino, aprendem de ouvido a tocar seus instrumentos. Reinventam a tradição a cada apresentação.





Alfredo Neto
Ponto de Cultura Nação Coripós


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em breve seu comentário será adicionado. Obrigado!